GUERREIROS DO SOL: NAS VEREDAS DO CANGAÇO

Alô, alô pessoal:
Dia 06 de maio – foi a vez da cidade de SOUSA/PB receber o Projeto GUERREIROS DO SOL: NAS VEREDAS DO CANGAÇO. Como já se era de esperar, foi um sucesso! O Centro Cultural Banco do Nordeste foi tomado por cangaceiros e a palavra de ordem foi XAXADO. Dessa vez não foi Antonio Ferreira, Meia Noite e Chico Pereira quem comandava a invasão, foi LAMPIÃO em pessoa, ele mesmo comandava  e a  dança de cabra macho correu frouxa nos pés da cabroeira.  Foi belíssimo! O espaço, lotado. As pessoas emocionadas exprimiam alegria com a originalidade e autenticidades da indumentária, dos adereços, dos passos, conforme disse dona Dos Anjos, com seus quase setenta anos, sentada na primeira fila, “já vi outras pessoas dançarem, mas aquilo não é xaxado, é uma imitação de longe” e concluía, “xaxado é assim!”
O pessoal das oficinas de danças de Sousa e Campina Grande, que estavam em peso, comemoraram “agora estou vendo a diferença de vocês para outros grupos, isso é que é xaxado de verdade”, disse o coreógrafo.
Queremos agradecer a toda equipe do Centro Cultural Banco do Nordeste pelo carinho e atenção, por nos disponibilizar toda estrutura e dar atenção absoluta.
Agradecemos ao amigo RONIVALDO, que foi o grande articulador das entrevistas, da logística, da paciência, da troca de idéias, do corre corre. Esse cabra é um desses cangaceiros que LAMPIÃO daria tudo pra ter ao seu lado. Valeu, camarada, te espero no ENCONTRO NORDESTINO DE XAXADO, nos dias 02, 03, 04 e 05 de junho/11.

A próxima empreitada será em PIRANHAS/AL – no dia 20 de maio, no Centro Cultural e no Clube.

Em seguida, no dia seguinte, dia 21 seguiremos pra POÇO REDONDO/SE, pra fazer a praça de Eventos estremecer, juntamente com Beto Patriota, Rogéria e todo mundo do Grupo de Xaxado Pisada de Lampião.

GRAÇAS AO PROGRAMA BNB DE CULTURA 2011 ESTAMOS SEMEANDO CULTURA NO SERTÃO DOS GUERREIROS DO SOL – NAS VEREDAS DO CANGAÇO.

MUSEU DO CANGAÇO
Ponto de Cultura Cabras de Lampião
Vila Ferroviária, S/Nº – Centro
CEP: 56.903-170
Serra Talhada – Pernambuco
Tel: (87) 3831 3860 / 9938 6035
E-mail: cabrasdelampiao@gmail.com
www.pontodeculturacabrasdelampiao.blogspot.com

CLEONICE MARIA
Presidenta

Deixe um comentário